Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Pacheco Pereira avisa contra Net

O historiador social-democrata Pacheco Pereira alertou ontem para o perigo de as novas tecnologias aumentarem as desigualdades e contribuírem para o aumento da demagogia, face à democracia, nas sociedades.
7 de Março de 2005 às 00:00
No seminário promovido pelo Presidente da República “A Sociedade em Rede e a Economia do Conhecimento”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Pacheco Pereira definiu-se como um “incrédulo face ao progresso e pessimista quanto ao género humano”, anunciando que faria um discurso propositadamente apocalíptico sobre o desenvolvimento tecnológico.
Referindo a ‘Lei de Murphy’, segundo a qual se algo pode correr mal, vai mesmo correr mal, o comentador apontou o perigo de utilização de novas tecnologias, como a perda de liberdades e dificuldade de distinção entre o real e o virtual.
Pacheco Pereira adiantou ainda recear que “a demagogia vença a democracia”, com o surgimento de uma “democracia directa que utiliza as novas tecnologias” e que, no cúmulo, poderia levar à “imediaticidade da governação”.
Jorge Sampaio presidiu ao encerramento do seminário, ontem ao fim da tarde.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)