Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

"Pagar menos cinco pontos percentuais em impostos"

Diogo feio, líder parlamentar do CDS-PP, falou ao CM.
9 de Janeiro de 2009 às 21:29
'Pagar menos cinco pontos percentuais em impostos'
'Pagar menos cinco pontos percentuais em impostos'

Correio da Manhã – Paulo Portas quer um pacto para baixar impostos em quatro anos. É praticável, uma vez que PS e PSD não têm posições claras ou convergentes sobre o tema?

Diogo Feio – O quer seria óptimo é que existissem mais partidos a concordar com esta ideia. Não existindo, o que pedimos é que as pessoas dêem mais força ao CDS, porque para nós o que é essencial é que os portugueses, no final de uma Legislatura [quatro anos], possam estar a pagar menos cinco pontos percentuais a nível da carga fiscal do que estão a pagar hoje.

 

– Menos cinco pontos percentuais em que impostos? IRS, IRC, directos, indirectos?

 

– É a carga fiscal total. Neste momento, a carga fiscal dos portugueses é de 38 por cento. Quando o Governo iniciou funções era de 33 por cento. O que é essencial é comparar o nossa carga fiscal e o rendimento disponível dos portugueses. Mais, num país periférico como Portugal, com as suas debilidades, tem que ter das melhores cargas fiscais da União Europeia. E não, apenas, da média europeia. 

– Imaginemos que seja possível aplicar esse plano num quadro de grave crise, para o futuro será mais difícil voltar a aumentar os impostos. 

– Normalmente aumenta-se para que não se crie uma situação de défice excessivo. Mas, o combate ao défice de excessivo deve ser feito na redução da despesa.

– O CDS alerta para o esgotar de crédito com o investimento público. É uma posição próxima do PSD. 

– Acontece que o PSD não dá o passo seguinte, o de avançar com a alternativa. Não basta dizer que somos contra os grandes investimentos de obras públicas. O problema destes projectos é que eles criam problemas a médio e longo prazo, porque demoram muito tempo a pagar.  

– Se o CDS tivesse que fazer alguma coligação, com quem deveria fazê-lo:PSD ou PS? 

– O CDS deve preparar-se para ir a eleições o mais forte possível e deve pedir uma coisa às pessoas:leiam as nossas ideias sem preconceitos.

Ver comentários