Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Página da Câmara do Porto no Facebook desaparece

A página da Câmara do Porto no Facebook foi desactivada por desconhecidos e nem os gestores da rede social conseguem encontrar explicação, suspeitando a autarquia que se trate de um boicote.
18 de Novembro de 2010 às 12:48
Facebook, Câmara do Porto, Pirataria
Facebook, Câmara do Porto, Pirataria FOTO: d.r.

No seu site, o município escreve que, "em face desta situação, suspeita-se que possa estar em causa uma tentativa de boicote a um dos suportes de comunicação directa da autarquia com maior sucesso junto dos cibernautas".

A confirmar-se a suspeita, estaria em causa "uma prática de pirataria informática, ainda pouco usual neste tipo de ferramenta", acrescenta o município, numa nota colocada online na quarta-feira.

A autarquia do Porto explica que, "até ao momento, o Facebook ainda não  conseguiu encontrar uma resposta para explicar o sucedido", mas já conseguiu  apurar que "não será possível recuperar a informação anterior - nem os contactos  com os amigos, nem os conteúdos que faziam parte da página do município". 

O município refere que a página foi "surpreendentemente desactivada por desconhecidos" e que tal "apresenta contornos inéditos e inexplicáveis para os próprios gestores desta rede de comunicação mundial". O caso, detectado na manhã de terça-feira, foi comunicado "imediatamente às autoridades competentes".   

A nota da autarquia adianta que o User Operations Facebook "continua a investigar o sucedido, nomeadamente a tentar saber quem foi o autor desta  operação e também a tentar encontrar uma solução para reencontrar os amigos  da Câmara" na rede social.

A página da Câmara Municipal do Porto no Facebook, existia desde finais de 2009, e somava cerca de 5 mil seguidores, tendo por isso "atingido o limite máximo de amigos para este tipo de comunicação".

Facebook Câmara do Porto Pirataria
Ver comentários