Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Parlamento aprova deslocações de Marcelo a Nova Iorque, Roma e Atenas

Viagens vão realizar-se entre setembro e outubro.
Lusa 11 de Setembro de 2019 às 16:54
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
A Comissão Permanente da Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um conjunto de deslocações do Presidente da República em setembro e outubro, e ratificou uma já realizada no final de julho à Tunísia.

Marcelo Rebelo de Sousa representou o Estado português nas cerimónias fúnebres do Presidente da República da Tunísia Béji Caïd Essebsi, em 26 e 27 de julho, depois de o parlamento já ter realizado a sua última reunião plenária.

Nesse caso, o assentimento foi dado pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, depois de consultados todos os partidos com assento parlamentar, com a decisão a ser esta quarta-feira ratificada pela Comissão Permanente do parlamento português.

O chefe de Estado requereu também, como determina a Constituição sempre que sai de território nacional, autorização da Assembleia da República para se deslocar aos Estados Unidos da América, nos dias 22 a 27 de setembro, a fim de participar na 74.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque.

A deslocação do Presidente da República a Roma para estar presente na cerimónia do cardinalato de José Tolentino de Mendonça, em 05 de outubro, foi também autorizada pela Comissão Permanente.

Apesar de a autorização permitir a deslocação do chefe de Estado a Roma entre 04 e 06 de outubro, o Palácio de Belém já esclareceu que o chefe de Estado irá comemorar em Portugal o Dia da Implantação da República "com a discrição" própria de um dia de reflexão eleitoral, e vota para as legislativas no dia seguinte em Celorico de Basto (Braga), independentemente da presença na cerimónia de investidura de Tolentino Mendonça como cardeal.

Finalmente, o Presidente da República foi também autorizado a deslocar-se à Grécia entre 10 e 11 de outubro para participar na 15.ª Reunião de Chefes de Estado do "Grupo de Arraiolos", que terá lugar em Atenas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)