page view

Parlamento aprova introdução de sete novas substâncias na definição de droga

Proposta de lei contou com os votos favoráveis de todos os partidos.

24 de janeiro de 2025 às 13:04

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira na generalidade, por unanimidade, a proposta do Governo que introduz sete novas substâncias psicoativas na definição de droga.

A proposta de lei contou com os votos favoráveis de todos os partidos e desce agora à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A alteração das tabelas que incluem plantas, substâncias e preparações cuja produção, tráfico e consumo estão sujeitas a medidas de controlo e aplicação de sanções, teve parecer positivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).

O documento proposto pelo Governo foi discutido na quarta-feira e, perante tal proposta de alteração, que é uma recomendação da Comissão Europeia sobre os Estupefacientes já feita no ano passado, os vários partidos consideraram que este é um passo inevitável, mas consideraram que é preciso fazer mais.

Durante a discussão, Ana Povo, secretária de Estado da Saúde, explicou que "cabe ao Estado português garantir que as medidas de controlo são feitas às substâncias" e que esta é uma forma de garantir maior segurança no âmbito da saúde pública e da diminuição da disponibilização de substância para produção de droga.

Também relacionado com o tema do consumo de droga, foi ainda votado esta sexta-feira um projeto de lei proposto pelo Chega, que foi chumbado com os votos contra da Iniciativa Liberal, PSD, PS, Livre, PCP e Bloco de Esquerda.

O CDS e o PAN optaram pela abstenção e apenas o Chega e o deputado não-inscrito Miguel Arruda votaram a favor.

O documento do Chega pretendia restringir "o consumo de estupefacientes e substâncias psicotrópicas na via pública". O objetivo, disse o partido de André Ventura, é que esta prática seja criminalizada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8