Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Passos insiste em remodelação

Passos Coelho garante que a remodelação vai para a frente logo que o Presidente da República autorize. Paulo Portas será nomeado vice-primeiro-ministro
19 de Julho de 2013 às 01:00
Paulo Portas e Passos Coelho ontem no Parlamento
Paulo Portas e Passos Coelho ontem no Parlamento FOTO: José Sena Goulão/Lusa

"Reafirmo o convite ao Dr. Paulo Portas, como líder do segundo partido da coligação, para vice-primeiro-ministro". A frase de Passos Coelho, ontem no Parlamento, marcou o debate da moção de censura apresentada pelos Verdes e rejeitada com os votos da maioria no poder. Uma discussão dominada pelas negociações entre PSD, CDS e PS para o "compromisso de salvação nacional" proposto por Cavaco Silva.

O primeiro-ministro reafirmava que vai concretizar a remodelação assim que terminarem as referidas negociações e "o Presidente entender que o esforço que convidou os três partidos a fazer possa ter encontrado uma solução positiva". Passos Coelho defendeu ainda que "o Governo está na plenitude dos seus poderes", mas acrescentou não ser seu desejo "fazer remodelações na praça pública".

Num sinal de que não se chegou a um entendimento, o PS adiou para hoje a reunião prevista para ontem da Comissão Política. Pelo contrário, o PSD reuniu-se em Conselho Nacional.

Os encontros prosseguem hoje, como confirmou o comunicado conjunto em que se diz que se manteve "a discussão sobre os documentos e contributos" e que o consultor do Presidente, David Justino, voltou a estar presente, "como observador" de Cavaco, que ontem excluiu qualquer hipótese de formar um "governo de iniciativa presidencial".

No zcomunicado não se entra em detalhes sobre os desenvolvimentos do "diálogo interpartidário", afirmando-
-se que estiveram presentes "as delegações do PSD, liderada por Moreira da Silva e integrando Miguel Poiares Maduro e Carlos Moedas, do PS, liderada por Alberto Martins e integrando Eurico Brilhante Dias e Óscar Gaspar, e do CDS, liderada por Mota Soares e integrando Miguel Morais Leitão".

 

GOVERNO PASSOS COELHO REESTRUTURAÇÃO PAULO PORTAS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)