Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Passos Coelho afunda

Líder do PSD em queda é o chefe partidário menos popular.
Ana Luísa Nascimento 15 de Maio de 2016 às 01:46
Ex-primeiro-ministro tem tido uma presença discreta como deputado
Ex-primeiro-ministro tem tido uma presença discreta como deputado FOTO: Miguel A.Lopes/Lusa
O líder do PSD está em queda acentuada. Segundo uma sondagem CM/Aximage, Pedro Passos Coelho é o líder partidário menos popular e atingiu um dos valores mais baixos na confiança para primeiro-ministro, com 36,1%, enquanto António Costa continua a somar pontos e recolhe agora a confiança de 54,5% dos portugueses, o valor mais alto de sempre.

Apesar de se assumir como "naturalmente candidato a primeiro-ministro", desde que assumiu o lugar de deputado, após Costa formar Governo, Passos Coelho tem tido uma presença muito discreta na Assembleia da República, deixando o protagonismo da bancada laranja ao líder parlamentar, Luís Montenegro.

Com exceção da última sexta-feira, em que Passos se destacou ao ajudar na aprovação das ‘barrigas de aluguer’, o ex-primeiro-ministro praticamente desapareceu do panorama político, facto demonstrado pelo resultado da sondagem. Enquanto o primeiro-ministro socialista se distancia na frente, Passos afunda. Recolhe 6,9 pontos na avaliação dos líderes partidários, contra 13,3 de António Costa, atrás de Assunção Cristas (CDS-PP), Catarina Martins (BE) e Jerónimo de Sousa (PCP), e caindo 2,3 pontos em relação ao mês passado. Já na confiança para primeiro-ministro, o líder do PSD tem vindo a cair progressivamente desde fevereiro, depois de em novembro ter atingido o valor mais alto (45,5%), precisamente no mês em que António Costa formou Governo.

Leia a opinião de Octávio Ribeiro, diretor do CM, sobre este tema: O caruncho da esquerda
Ver comentários