Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PCP defende dispensa gratuita de remédios nos hospitais

O líder parlamentar comunista anunciou esta terça-feira uma interpelação ao Governo sobre Saúde e iniciativas legislativas nessa área, como a dispensa gratuita de medicamentos nos hospitais quando o seu custo seja inferior ao da comparticipação paga pelo Estado.
4 de Outubro de 2011 às 13:42
As iniciativas comunistas foram anunciadas por Bernardino Soares
As iniciativas comunistas foram anunciadas por Bernardino Soares FOTO: d.r.

As iniciativas comunistas foram anunciadas por Bernardino Soares e  constam das conclusões das jornadas parlamentares do PCP sobre "produção  nacional e política de saúde", que terminaram esta terça-feira  em Torres Vedras.   

A interpelação do PCP ao Governo está marcada para quarta-feira e marca  o início da apresentação de várias iniciativas legislativas naquela área,  incluindo um projecto de lei que possibilite a "dispensa gratuita de medicamentos  em ambulatório nos hospitais públicos, nos casos em que o seu custo para  o hospital seja inferior ao valor da comparticipação paga pelo Estado no  mercado privado". 

  Os comunistas avançam também com um projecto de lei para "eliminar a  possibilidade de privatização das unidades de saúde familiar, que os Governos  PS introduziram na legislação e o Governo PSD/CDS se prepara para utilizar". 

No mesmo sentido, o PCP apresentará um projecto de resolução recomendando  a "inclusão nos serviços de saúde dos profissionais que neles prestem serviço",  que tenham, por exemplo, contractos de prestação de serviço, "pelo menos  nos horários e funções que já actualmente desempenham".  

PCP Governo Saúde medicamentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)