Incontroladas descargas de efluentes transformaram curso de água "pura de montanha num imenso esgoto a céu aberto".
O PCP solicitou ao Governo esclarecimentos sobre as alegadas descargas poluentes no rio Cobral, no concelho de Oliveira do Hospital, indagando sobre as medidas adotadas para travar a situação e como recuperar ambientalmente aquele curso de água.
"Que medidas tomou ou vai tomar e que meios disponibilizou para que cessem de imediato as descargas poluidoras no rio Cobral e se proceda à recuperação ambiental deste importante curso de água?", questionou.
Numa pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente e Energia, o Grupo Parlamentar do PCP afirmou que têm sido "recorrentes as descargas poluentes das fábricas de laticínios da Catraia de S. Romão/Carragosela, no Rio Cobral".
"Segundo os populares, as incontroladas descargas de efluentes transformaram aquele curso de água pura de montanha num imenso esgoto a céu aberto, como a recente reportagem da televisão SIC, demonstrou à evidência", acrescentou.
Segundo os comunistas, as consequências ambientais e para a saúde pública são "gravíssimas", apontando para a poluição de prados, a rejeição do pasto pelos animais, a contaminação de lençóis freáticos, o desaparecimento de vida animal e vegetal no rio, a proliferação de mosquitos e a existência de maus cheiros nas localidades ribeirinhas.
"A indústria de laticínios é uma atividade económica importante para a região. Mas este crime ambiental reiterado e impune há mais de 30 anos tem de ser parado", sustentaram.
No documento, o PCP destacou ainda que têm sido apresentadas denúncias por parte da Junta de Freguesia de Meruge e de particulares junto de entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
No entanto, os protestos e uma reunião recente envolvendo a APA, o SEPNA da Lousã, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra) e a Junta de Freguesia de Meruge "não tiveram resultados".
"É um ato de pura demagogia propagandear lugares cimeiros nos rankings europeus de proteção ambiental, avanços extraordinários na despoluição dos cursos de água, na utilização das energias limpas, etc., mas manter esta chaga viva, atentatória da saúde pública e da qualidade de vida das populações ribeirinhas de Catraia de S. Romão, Torroselo, Várzea de Meruge, Meruge, Lageosa/Cobral, Lagares da Beira e Travanca de Lagos", alegou ainda o PCP.
Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, explicou que o município tem acompanhado de perto as denúncias de descargas no rio Cobral.
"Todas as ocorrências identificadas têm sido comunicadas ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, e à Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT). O que solicitámos foi que houvesse rigor na avaliação das descargas e que fossem tomadas medidas", garantiu.
De acordo com o autarca, o município vem promovendo reuniões com as diferentes entidades competentes, tendo ficado definido, há cerca de um mês, um período de monitorização e avaliação das descargas, bem como contactos com as empresas de laticínios.
"Está prevista, para a próxima segunda-feira, uma nova reunião para analisar os resultados da avaliação, incluindo a origem das descargas e a eficácia dos sistemas de tratamento de efluentes", informou.
À Lusa, reconheceu a gravidade da situação ambiental no rio Cobral, que "era um rio verde, um rio vivo, com biodiversidade, mas que hoje está praticamente morto".
"É essencial apurar se as descargas cumprem efetivamente os parâmetros previstos nas licenças ambientais e verificar se estão a ser cumpridas todas as regras de tratamento e os parâmetros que justificam a emissão das licenças para descarga em meio hídrico", concluiu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.