Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Pensões aos 63 anos sem cortes só em 2019

PS e direita chumbam fim dos cortes nas longas carreiras contributivas em 2018.
Salomé Pinto 12 de Abril de 2018 às 01:30
Parlamento
Parlamento
Parlamento
Parlamento
Parlamento
Parlamento
Ainda não será este ano que o Governo vai pôr termo ao corte de 14,5% - o fator de sustentabilidade - nas reformas antecipadas das longas carreiras contributivas.

Os socialistas deram esta quarta-feira a mão à direita e chumbaram um projeto de lei do Bloco de Esquerda (BE) que exigia a eliminação da penalização aos 63 anos de idade para os pensionistas que, aos 60 anos, contassem com pelo menos 40 de descontos.

"É uma outra forma de rasgar os compromissos que o Governo assumiu com os parceiros", denunciou o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, recordando um acordo celebrado com o Executivo em maio de 2017. Mas Sofia Araújo, do PS, argumentou que por ser um diploma da iniciativa do BE e "devido à norma-travão" era impossível inscrever mais despesa em 2018, "pelo que a medida só poderia entrar em vigor no próximo ano".

Pedro Filipe Soares contra-atacou, lembrando as contas apresentadas pelo Governo: "A medida iria abranger 31 655 pensionistas e custar 139 milhões de euros." E concluiu que "há dinheiro, o que falta é coragem política". Até porque "o ministro [do Trabalho] já tinha dito que este ano há mais de 980 milhões" para a Segurança Social.

Rio já previa tensão entre BE e Governo
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou ontem que já esperava um aumento da crispação entre o Executivo socialista e os parceiros de maioria parlamentar: "A tensão entre o BE e o PS, e eventualmente até o PCP, é algo que eu pessoalmente já estava à espera há muito tempo." Para o líder social-democrata, esta tensão será tanto mais crescente quanto mais "nos aproximemos das eleições e eles [PS, BE e PCP] tenham mais dificuldade em conseguir essa estabilidade."
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)