Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Pensões com aumento fixo de 10 euros

Líder comunista garante que Governo está recetivo a subir pensões e ministro pode usar excedente da Segurança Social para pagar aumento.
José Rodrigues 3 de Outubro de 2016 às 08:28
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista, propôs um aumento fixo de 10 euros para todas as pensões a incluir no Orçamento do Estado para 2017
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista, propôs um aumento fixo de 10 euros para todas as pensões a incluir no Orçamento do Estado para 2017 FOTO: Pedro Catarino
Um aumento geral extraordinário de 10 euros em todas as pensões no próximo ano custa aos cofres da Segurança Social 417 milhões de euros. A proposta foi lançada por Jerónimo de Sousa ao ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, que, de acordo com o líder do PCP, a está a considerar. O BE também defende um aumento fixo de 10 € mas só para as de valor até 628 euros.

Segundo Eugénio Rosa, economista da CGTP, mais 10 euros em todas as pensões significa um aumento médio de 2,7% e beneficiava todos os 2,9 milhões de reformados, especialmente os escalões mais baixos, que são a maioria.

Segundo o economista, o aumento de 10 euros nas pensões de invalidez e velhice teria um custo de 33 milhões e 264 milhões de euros, respetivamente. Já nas restantes, a despesa chegaria aos 120 milhões de euros.

Este ano, o Governo aumentou as pensões até 628 euros, mantendo congeladas as restantes. Tratou-se de um ganho de 0,4% (taxa de inflação), o que se traduziu em acréscimos entre 0,8 e 2,5 euros por mês. A despesa total rondou os 100 milhões de euros. Se em 2017 o Governo aplicar a mesma fórmula, o aumento das pensões até 628 euros será de 0,7% (inflação prevista para este ano), o que significa um ganho de 4 euros/ /mês para uma reforma desse valor. Inferior, portanto, aos 10 euros propostos pelo PCP.
Segurança Social Jerónimo de Sousa Vieira da Silva PCP BE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)