Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

Pensões devem subir 6,5% no próximo ano

Aumento reflete valor da inflação e ainda o desempenho da economia.
Raquel Oliveira 23 de Setembro de 2023 às 01:30
Pensões devem subir 6,5% no próximo ano
António Costa
Pensões devem subir 6,5% no próximo ano
António Costa
Pensões devem subir 6,5% no próximo ano
António Costa
As pensões mais baixas deverão subir, no próximo ano, entre os 6% e os 6,5%, de acordo com o jornal ‘Expresso’, a partir da fórmula de cálculo que tem em conta a inflação e o crescimento da economia. Mas só em final de novembro será possível saber o valor de aumento definitivo, quando for conhecida a taxa de inflação dos últimos 12 meses.

Os cálculos têm, assim, em conta a fórmula usada nos últimos anos, com exceção de 2022, quando o Governo decidiu fatiar o aumento. Este ano o primeiro ministro já garantiu que será aplicada a regra que tem em conta a inflação e o desempenho económico.

Segundo as contas do ‘Expresso’, as pensões até duas vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS) – atualmente em 480,43 euros e que também será atualizado em 2024 – terão um aumento entre 6% e 6,5%; entre 2 e 6 IAS terão aumentos entre 5,7% e 6,2% e as pensões acima de 6 IAS e até 12 IAS terão entre 5% e 5,5%. Por fim, as pensões de valor superior a 12 IAS não terão qualquer aumento.

Assim, grosso modo, quem receber uma pensão de 500 euros mensais, terá um aumento de cerca 32,50 euros a partir de janeiro próximo.

Seguindo a fórmula, as pensões deveriam ter aumentado em janeiro de 2023 8,4%, mas o governo decidiu antecipar o aumento atribuindo em outubro de 2022, um valor correspondente a meia pensão. Em janeiro deste ano, as pensões foram atualizadas em 4,83%. Sujeito a fortes críticas, o executivo acabou por decidir um aumento extraordinário de 3,57% a partir de julho, face a dezembro de 2022, repondo desta forma o valor que corresponderia à fórmula em vigor. Ou seja, no total, as pensões até duas vezes o IAS foram aumentadas 8,4%, enquanto as pensões entre duas vezes e seis vezes o IAS tiveram uma subida de 8,06%. Para as pensões entre seis e 12 vezes o valor do IAS o aumento foi de 7,46%.

Atualizações chegam a 2,7 milhões de pensionistas

Os aumentos abrangem um universo de pensionistas que ascende a cerca de 2,7 milhões de pessoas, das quais cerca de 650 mil da Caixa Geral de Aposentações (CGA). O primeiro-ministro, António Costa, já garantiu que no próximo ano “não haverá qualquer perda de poder de compra dos pensionistas”, tendo assegurado igualmente que será aplicada a fórmula que prevê aumentos indexados à inflação.
Ver comentários
C-Studio