Plano para reabertura do País apresentado no dia 11 de março
Primeiro-ministro recusou dar mais pormenores, para não “distrair os cidadãos do essencial”.
Wilson Ledo
27 de Fevereiro de 2021 às 08:52
O Governo apresenta o plano de desconfinamento do País a 11 de março. O compromisso foi esta sexta-feira assumido por António Costa, que explicou que o processo será “gradual”, “guiado por um conjunto de critérios objetivos” e “diferenciado” em função das “localizações”.
O primeiro-ministro recusou dar mais pormenores, para não “distrair os cidadãos do essencial”, que é manterem-se confinados. Contudo, reconheceu que as escolas serão uma das primeiras etapas. Se o fecho do ensino foi a última medida do confinamento, “é natural também que seja a primeira medida a tomar”, afirmou.
Para os próximos 15 dias de estado de emergência não haverá qualquer alteração das regras em vigor. O Governo justifica-se com os números da pandemia, que são “quatro vezes” piores do que quando o País começou a desconfinar em maio de 2020. Ao cenário junta-se a incidência da variante britânica e os atrasos na vacinação. Para Costa, “não é ainda o tempo” para desconfinar, pelo que devem ser mantidos os cuidados. “Vivemos numa fase perigosa, que é haver a ilusão de que o pior já está ultrapassado e que não corremos o risco de regredir”, avisou.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus
- Mapa da situação em Portugal e no Mundo.
- Saiba como colocar e retirar máscara e luvas
- Aprenda a fazer a sua máscara em casa
- Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa.
- Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários