Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Planos municipais da floresta passam ao nível intermunicipal em 2021

Garantia foi dada pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.
Lusa 8 de Agosto de 2020 às 07:50
Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino
Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino FOTO: Lusa
Os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), de caráter obrigatório para as câmaras municipais, vão transitar em 2021 para um novo modelo ao nível das Comunidades Intermunicipais (CIM), avançou o secretário de Estado das Florestas.

"Estamos num ano de transição, porque é expectável que, a partir de 01 de janeiro de 2021, exista um novo modelo dos planos municipais, que deixarão de ser planos municipais e passarão a ser planos intermunicipais ao nível das CIM, havendo apenas um Plano Operacional Municipal (POM)", afirmou o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.

Em entrevista à agência Lusa, o governante disse que os planos intermunicipais estão previstos no novo Sistema Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), considerando que "os incêndios não têm uma delimitação municipal".

PMDFCI Comunidades Intermunicipais CIM Florestas política autoridades locais questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)