Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

PND acusa Igreja de ser “braço armado” de Jardim

O candidato do Partido Nova Democracia (PND) às eleições regionais madeirenses, Baltasar Aguiar, disse este sábado que a Igreja Católica é o "braço armado" do regime político da Madeira, liderado pelo social-democrata Alberto João Jardim.
10 de Setembro de 2011 às 16:35
Baltasar Aguiar diz que Jardim "tem o povo no bolso a partir da cabeça"
Baltasar Aguiar diz que Jardim 'tem o povo no bolso a partir da cabeça' FOTO: Homem de Gouveia/Lusa

"Sou católico, mas não posso aceitar que a Igreja seja o braço armado deste regime", afirmou Baltasar Aguiar, num comício na cidade do Funchal, onde o PND apresentou o novo carro de campanha que simboliza um espremedor de laranjas.  

O candidato afiançou que "o regime tem os padres todos da ilha a pedir ao santo povo que vote e que não perca a possibilidade de votar no Jardim". 

"Todos os outros são inimigos da terra. Não desgracem esta terra, votem no dr. Jardim, este é o sinal que nos dá a Igreja", sublinhou Baltasar Aguiar, que acusou, ainda, o líder do governo regional de ter criado um "Estado de propaganda".  

Segundo o dirigente do PND, Alberto João Jardim, cabeça de lista do PSD às eleições legislativas regionais de 9 de Outubro, "podia ter 16 mil milhões de euros de dívida, podia ter 40 mil desempregados, podia ter dez mil empresas na falência", mas "ganhava as eleições".  

"Isto é o que todos nós sabemos, não há ruína que possa atingir o dr. Jardim", declarou, explicando por que, no seu entender, isto sucede: "O dr. Jardim não depende dos resultados nem da felicidade do seu povo, ele tem o povo no bolso e tem o povo no bolso a partir da cabeça", declarou. 

Baltasar Aguiar questionou a este propósito "quem é que não se deixa influenciar" quando "quem governa faz todos os dias a linguagem da propaganda, usam os meios do Estado para vender propaganda aos cidadãos". "Um Estado que tem uma relação privilegiada com a Igreja", acrescentou Aguiar.  

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da Diocese do Funchal, padre Marcos Gonçalves, não quis comentar as declarações do responsável do PND.

madeira eleições regionais pnd baltasar aguiar jardim
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)