Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Portas ao lado de Gaspar no QREN

O primeiro-ministro jantou segunda-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros, numa "reunião de trabalho" que durou cerca de três horas. O CM sabe que Paulo Portas, como a maioria esmagadora no Conselho de Ministros, apoia "incondicionalmente" a decisão tomada por Passos Coelho de atribuir a supervisão dos fundos do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar.
7 de Março de 2012 às 01:00
Passos Coelho e Paulo Portas com Vítor Gaspar
Passos Coelho e Paulo Portas com Vítor Gaspar FOTO: Vasco Neves

A refeição nocturna de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas em S. Bento aconteceu no rescaldo do encontro desse mesmo dia com o ministro da Economia, em que se chegou a avançar com um pedido de demissão de Álvaro Santos Pereira.

Fonte governamental diz, porém, que esta decisão "não deve representar qualquer drama para o ministro da Economia, uma vez que continua a manter a tutela dos fundos europeus do QREN". Mais: entre as preocupações do núcleo duro do Governo está o facto de os mesmos fundos nem sequer estarem neste momento a ser geridos directamente por Santos Pereira, mas pelo secretário de Estado adjunto, Almeida Henriques.

"Num momento de contenção como o que vivemos", acrescentam as nossas fontes, "é da praxe que seja o ministro das Finanças a supervisionar este tipo de verbas comunitárias, como já supervisiona os orçamentos dos outros ministérios".

Paulo Portas Pedro Passos Coelho Vítor Gaspar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)