Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Portas na oposição melhor que Mendes

Paulo Portas é apontado pelos portugueses como o político capaz de fazer a oposição mais cerrada ao Governo de José Sócrates. O líder do maior partido da oposição, Marques Mendes, perde assim terreno para o ex-ministro da Defesa, numa altura em que Paulo Portas já prepara o regresso à presidência do CDS-PP.
30 de Março de 2007 às 00:00
Portas na oposição melhor que Mendes
Portas na oposição melhor que Mendes FOTO: Orlando Almeida
De acordo com uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, 25,7 por cento dos inquiridos considera que o ex-líder do CDS é o político com capacidade de fazer a oposição mais aguerrida ao Governo, contra 22,5 por cento que aponta Marques Mendes como melhor opositor. Francisco Louçã, do BE, surge em terceiro lugar com 16,5 por cento e Jerónimo de Sousa, líder do PCP, em último, com apenas 8,4 por cento. Já 26,8 por cento dos inquiridos não tem opinião.
Mas no eleitorado do PS, Marques Mendes continua a ser considerado o líder que melhor oposição pode fazer a José Sócrates, apesar de a diferença em relação a Paulo Portas ser muito ténue. Se 24,3 por cento dos eleitores que votaram no PS nas últimas legislativas diz que Marques Mendes pode fazer a oposição mais cerrada ao Governo, 22,6 por cento considera que esse papel só pode ser desempenhado por Paulo Portas. Já 17,4 por cento afirma que Francisco Louçã é o melhor opositor e 10,9 por cento prefere Jerónimo de Sousa.
À direita, no eleitorado do PSD, Marques Mendes é apontado por 35,5 por cento como o político que melhor oposição pode fazer ao Governo. Porém, grande parte dos eleitores que votou no PSD em 2005 (24,2 por cento) diz que Paulo Portas será o melhor opositor. Por outro lado, junto do eleitorado do CDS Marques Mendes está longe de se afirmar como líder de oposição e os únicos nomeados foram Paulo Portas, apontado como melhor opositor por 63,1 por cento dos eleitores, e Francisco Louçã, referido por 9,7 por cento.
As mulheres (32,6 por cento) também consideram Paulo Portas o melhor opositor. Já os homens (29,3 por cento) prefere Marques Mendes.
DIRECTAS EM CONSELHO NACIONAL
Os democratas-cristãos reúnem-se amanhã em conselho nacional, que irá decorrer em Torres Novas, para discutirem, além da marcação do congresso e seus regulamentos, a data das eleições directas e sua regulamentação, como Paulo Portas e os seus apoiantes queriam. Esta reunião acontece após um conselho nacional em Óbidos no passado dia 18, que acabou com insultos e alegadas agressões, e que, mais tarde, ditou a saída de Maria José Nogueira Pinto do partido.
DIRECÇÃO CULPA TELMO CORREIA
A direcção do CDS-PP atribuiu ontem “responsabilidades objectivas e subjectivas” a Telmo Correia pela saída de Maria José Nogueira Pinto do partido. Isto depois de o deputado ter responsabilizado anteontem Ribeiro e Castro pela saída da ex-dirigente: “Se há um responsável, esse é o dr. José Ribeiro e Castro ao delinear uma estratégia em que pediu à sua presidente do conselho nacional que defendesse uma estratégia tão radical e tão parcial que a levou a ficar isolada”.
GOVERNO
Há quem considere que ao longo dos últimos dois anos José Sócrates não teve uma oposição determinada
OPOSIÇÃO AO GOVERNO DE JOSÉ SÒCRATES
A pergunta da sondagem: Em termos partidários, o Governo de José Sócrates tem várias oposições, tendo à esquerda do PCP e o BE, e à sua direita o PSD e o CDS. Dos políticos que lhe vou dizer qual é aquele que, na sua opinião, vai fazer a oposição mais cerrada ao Governo de José Sócrates?
Paulo Portas, Candidato a líder do CDS-PP: 25,7%
Marques Mendes, Líder do PSD: 22,5%
Francisco Louçã, Líder do Bloco de Esquerda: 16,5%
Jerónimo de Sousa, Líder do PCP: 8,4%
Ver comentários