Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

PORTUGAL CANDIDATA-SE À UNESCO

Portugal vai candidatar-se ao Comité Executivo da UNESCO, a agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, cujas eleições terão lugar em Outubro deste ano.
27 de Abril de 2003 às 00:00
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Martins da Cruz, vai aproveitar a sua deslocação e Paris entre segunda e quarta-feira, para informar o secretário-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, da candidatura de Portugal. O ministro vai reunir-se também com o secretário-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Donald Johnston.
O chefe da diplomacia portuguesa pretende também discutir o papel da UNESCO em situações de crise, como em Angola, Timor e Iraque, e vai ainda propor um reforço da comissão oceanográfica internacional. Já na passada quarta- -feira, aquando da tomada de posse do novo presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Sasportes, Martins da Cruz afirmou que, “para um país euro-atlântico como Portugal, os oceanos devem ser sempre um factor de afirmação estratégica, política, mas também cada vez mais económica e cultural”. Na terça e quarta-feira, o ministro vai participar no Fórum da OCDE, dedicado ao tema “Crescer, desenvolver e prosperar”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)