Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Portugal estreia fronteiras do Minho e Guadiana

Países ibéricos disponíveis para negociar a zona económica exclusiva.
Bernardo Esteves 12 de Agosto de 2018 às 10:43
Rio Guadiana
Pescador procurado no Rio Minho
Rio Guadiana
Pescador procurado no Rio Minho
Rio Guadiana
Pescador procurado no Rio Minho
Portugal e Espanha estreiam este domingo novas fronteiras nas desembocaduras dos rios Minho e Guadiana, as quais foram fixadas no tratado bilateral assinado entre os dois países a 30 de maio, em Vila Real. O acordo define onde terminam os rios e onde começa o mar, delimitando, também, os troços internacionais.

A desembocadura do Minho fica numa linha, cujas coordenadas são explicitadas no tratado, entre "a Punta de Los Picos" e "um ponto situado na pedra que sobressai na baixa-mar, na costa portuguesa". Já o limite do Guadiana fica numa linha entre "a torre-baliza cilíndrica" e a "ponta daquele que é conhecido como Dique Poente, na costa portuguesa". O limite do troço internacional do Minho fica na confluência com o rio Trancoso, na linha entre o farolim da Ínsua e a marca da Ponta Ruiva.

O troço internacional do Guadiana fica "delimitado pela confluência com o rio Chança". Os dois países mostram-se disponíveis para negociar a "delimitação de mar territorial, zona económica exclusiva e ampliação da plataforma continental para além das 200 milhas".
Picos Punta Portugal Los Guadiana Vila Real Espanha Minho Trancoso Dique Poente Ínsua Ponta Ruiva Chança
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)