Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Portugal e Argélia querem aprofundar "excelentes relações"

Augusto Santos Silva está de visita à Argélia.
28 de Fevereiro de 2016 às 12:00
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva (dir), é recebido pelo seu homologo argelino, Ramtane Lamamra
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva (dir), é recebido pelo seu homologo argelino, Ramtane Lamamra FOTO: António Cotrim/Lusa
Os chefes da diplomacia da Argélia e de Portugal destacaram este domingo, em Argel, as excelentes relações bilaterais, mas concordaram que há potencial para aprofundar a cooperação, nomeadamente em novos setores como o turismo e as energias renováveis.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, reuniu-se na capital argelina com o seu homólogo, Ramtane Lamamra, no âmbito da visita oficial que realiza à Argélia.

No final do encontro, o governante português salientou que as relações entre Lisboa e Argel "são muito fortes", nomeadamente a nível comercial: de acordo com Santos Silva, as trocas ultrapassam o milhão de euros e os volumes de importações e exportações são equivalentes para os dois países.

Na Argélia estão presentes mais de 90 empresas, "que estão entre as maiores portuguesas", e algumas têm apostado nas parcerias com empresas argelinas, o que o ministro considerou ser "o caminho correto". O setor principal é o das obras públicas, mas o chefe da diplomacia portuguesa destacou outros setores a explorar, como as tecnologias da informação, as energias renováveis e o turismo.

Também a cooperação na área da defesa e segurança é importante, disse Santos Silva, que adiantou que o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, vai visitar a Argélia em breve. Por outro lado, o governante português destacou que a Argélia "foi muito importante para a democratização do regime português".

Santos Silva também referiu exemplos de jogadores argelinos atualmente em equipas de futebol portuguesas, como Slimani e Brahimi, que disse ser "as estrelas do momento".

Em declarações à Lusa, o chefe da diplomacia argelina, Ramtane Lamamra, salientou que as relações entre os dois países "são excelentes" e "há uma base muito importante de amizade", mas considerou que "o potencial não está ainda totalmente alcançado e há trabalho a fazer".
Argélia Portugal ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva política diplomacia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)