Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

PORTUGUÊS NA HIERARQUIA EUROPEIA

Portugal tem, desde ontem, um funcionário num cargo de topo da hierarquia da União Europeia.
27 de Março de 2003 às 00:12
Jorge Oliveira e Sousa tornou-se no primeiro director-geral português na CE desde 1999 com a missão de velar pela comunicação
Jorge Oliveira e Sousa tornou-se no primeiro director-geral português na CE desde 1999 com a missão de velar pela comunicação
Jorge de Oliveira e Sousa, funcionário da Comissão Europeia há vários anos, foi nomeado director-geral para a Imprensa e Comunicação. Esta nomeação vem responder às reivindicações que o Governo português vinha fazendo há algum tempo no sentido de a CE pôr fim à sub-representatividade de funcionários de nacionalidade portuguesa nos lugares de topo do executivo comunitário.
Oliveira e Sousa vai ter a seu cargo o desenvolvimento e a execução da estratégia da Comissão no domínio da informação e da comunicação, ou seja, terá por missão informar os meios de comunicação social e os cidadãos sobre as actividades da Comissão e dar a conhecer a esta instituição a evolução da opinião nos Estados-membros. A direcção-geral da Imprensa e Comunicação está sob a autoridade do presidente da Comissão, Romano Prodi.
O cargo de director-geral é o mais elevado na hierarquia da Comissão Europeia. Portugal deixou de ter um funcionário num destes postos desde 1999, quando António Cavaco foi convidado para chefe de gabinete do comissário para a Justiça e Assuntos Internos, António Vitorino.
Oliveira e Costa, de 57 anos, estudou na Faculdade de Direito de Lisboa e na Universidade Católica de Lovaina. Após uma curta carreira docente ingressou nas Nações Unidas, onde trabalhou durante 10 anos. Em 1987, Oliveira e Costa passou a integrar a Comissão Europeia, onde desempenhou diversas funções.
Com esta nomeação, Portugal passou a ter três funcionários em cargos importantes na hierarquia institucional da Comissão. Além de Oliveira e Costa e de António Cavaco, Portugal conta com António Cabral como director-geral adjunto de Economia e Finanças.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)