Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Portugueses apoiam greve geral dos funcionários públicos

A maioria dos portugueses considera que os sindicatos da Função Pública tiveram razões para organizar uma greve geral nos passados dias 9 e 10 de Novembro. Face às reformas introduzidas pelo Governo na Administração Pública, em particular a mobilidade e as carreiras dos funcionários, uma sondagem CM/Aximage, realizada entre os dias 15 e 17 de Novembro, revela que 59,9 por cento dos inquiridos apoia a decisão dos sindicatos.
28 de Novembro de 2006 às 00:00
Do universo de inquiridos, apenas 29,2 por cento considerou que os sindicatos não tinham motivos para avançar com a greve geral. Por partido com assento parlamentar, verifica-se que o apoio acima de 50 por cento provém de todos os quadrantes políticos.
Se não é uma surpresa a maioria dos simpatizantes da CDU e do BE dar um apoio de 81,7 por cento e 72,5 por cento, respectivamente, à greve geral de dois dias dos funcionários públicos, o mesmo não se poderá dizer do PS, PSD e CDS, cujo voto favorável à greve geral é supreendente.
Mesmo que José Sócrates tenha recebido um apoio esmagador à política do Governo no congresso do PS, realizado em 9 e 10 de Novembro, a verdade é que 52,9 por cento dos inquiridos com simpatia pelo PS considera que os sindicatos tinham razões para fazer a greve geral. O que não deixa de ser um sinal do descontentamento. Do lado do PSD e do CDS/PP, o apoio à greve geral chega a 60,5 por cento e 57,2 por cento.
FICHA TÉCNICA
OBJECTIVO: Greve dos funcionários públicos UNIVERSO: Eleitores inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal em lares com telefone fixo.
AMOSTRA: Aleatória estratificada por região, ‘habitat’, sexo, idade, instrução e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 550 entrevistas efectivas (293 a mulheres)
COMPOSIÇÃO: Proporcional pela variável estratificação RESPOSTAS: Taxa de resposta de 78,7%. Desvio padrão máximo de 0,021.
REALIZAÇÃO: 15 a 17 de Novembro, para o Correio da Manhã pela Aximage, com a direcção técnica de Jorge Sá e João Queiroz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)