Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Presidente da concelhia do PSD de Lisboa pede para ser constituído arguido no processo 'Tutti Frutti'

Luís Newton criticou o Ministério Público por nunca o ter ouvido ou interrogado.
Lusa 28 de Maio de 2023 às 17:09
Luís Newton
Luís Newton FOTO: Direitos Reservados
O presidente da concelhia do PSD de Lisboa, Luís Newton, pediu este domingo para ser constituído arguido no processo "Tutti Frutti", criticando o Ministério Público (MP) por nunca o ter ouvido ou interrogado desde a abertura do inquérito, em 2016.

"Se sou investigado, tenho direito a saber porquê, tenho direito a ser ouvido e a esclarecer quaisquer imputações, tal como tenho direito a optar por me defender se e quando bem o entenda. (...) E por isso requeri no dia de hoje que fosse constituído arguido para que possa ter intervenção no processo", disse Luís Newton, num comunicado enviado à Lusa, em reação às reportagens desta semana da TVI/CNN Portugal com base na investigação do MP e da Polícia Judiciária.

A investigação denunciou uma alegada troca de favores entre PS e PSD na preparação das listas para as eleições autárquicas de 2017, de forma a garantir a manutenção de certas freguesias lisboetas, citando escutas e emails que envolvem também os atuais ministros das Finanças e do Ambiente, Fernando Medina e Duarte Cordeiro, respetivamente. Em causa estão alegados crimes de corrupção, abuso de poder e uso ilícito de cargo político, entre outros.

PSD Lisboa Tutti Frutti Ministério Público Luís Newton política
Ver comentários
C-Studio