Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Presidente da República aceita alterações de secretários de Estado após demissões de António Costa

Novos secretários vão tomar posse na próxima sexta-feira, pelas 12 horas.
Correio da Manhã e Lusa 29 de Novembro de 2022 às 18:35
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Paulo Cunha/Lusa
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou esta quarta-feira as propostas do primeiro-ministro de exoneração dos secretários de Estado dos assuntos fiscais, da economia e do turismo, comércio e serviços e propostas de nomeação.

Em nota publicada no site da Assembleia da República surgem os nomes dos novos secretários: António Manuel Veiga dos Santos Mendonça Mendes, Pedro Miguel Ferreira Jorge Cilínio e Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida que ocuparão respetivamente os cargos de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, secretário de Estado da economia e secretário de Estado do turismo, comércio e serviços.

Além destes também João Nuno Marques de Carvalho Mendes vai ocupar o cargo de secretário de Estado das finanças, Nuno Miguel Bernardes Coelho Santos Félix vai ficar com a pasta de secretário de estado dos assuntos fiscais e Alexandra Margarida Vieira Reis como secretária de estado do tesouro. 

António Mendonça Mendes, até aqui secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, é líder da Federação de Setúbal do PS e a sua nomeação destina-se a reforçar a coordenação política do Governo, na sequência da demissão deste cargo do ex-presidente da Câmara de Caminha Miguel Alves no passado dia 10.

Já na área do ministro António Costa Silva, apenas continua o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, ex-presidente da Câmara de Viana do Castelo.

De acordo com fontes do PS, João Neves e Rita Marques abandonam o Governo, depois de divergências com o ministro António Costa Silva em torno da questão de uma descida transversal do IRC.


A posse dos novos titulares vai decorrer na próxima sexta-feira, às 12 horas, no palácio de Belém. 
secretários Marcelo Rebelo de Sousa Turismo Serviços Estado política governo (sistema)
Ver comentários
C-Studio