Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Presidente da República defende políticas de apoio à natalidade

Marcelo Rebelo de Sousa comentava estudo que refere que a expectativa de vida deve continuar a subir nos países desenvolvidos.
Lusa 22 de Fevereiro de 2017 às 13:35
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Hugo Delgado/Lusa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quarta-feira que existe um "consenso nacional" sobre a necessidade de políticas dirigidas ao aumento da natalidade, mas considerou que é necessário "passar do princípio à prática".

Marcelo Rebelo de Sousa comentava, em declarações aos jornalistas no Porto, um estudo publicado esta quarta-feira que refere que a expectativa de vida deve continuar a subir nos países desenvolvidos e em alguns deles superar os 90 anos, com Portugal a ter das maiores subidas na esperança de vida das mulheres.

"Penso que há um consenso nacional em relação a isso, todos os partidos, todos os parceiros económicos e sociais, no sentido mais amplo, a sociedade portuguesa sente isso, porque não é só o envelhecimento, é o envelhecimento acompanhado, em muitos casos, de empobrecimento e de agravamento das desigualdades sociais", afirmou o Presidente da República, à margem das comemorações do 192.º aniversário da Faculdade de Medicina do Porto.

Comparando as previsões para 2030 com a realidade de 2010, o trabalho assinala que Portugal será dos países com maior subida em relação às mulheres, em conjunto com a Coreia do Sul e a Eslovénia. De acordo com o estudo, as mulheres portuguesas terão em 2030 uma esperança média de vida superior em 4,4 anos (6,6 e 7,4 na Coreia e na Eslovénia, respetivamente).

Segundo o chefe de Estado, as conclusões do estudo - que foi publicado na revista de ciência médica The Lancet, e que inclui 35 países - "são más" porque "uma sociedade precisa de dinamismo, precisa de futuro, e o envelhecimento acaba por cortar o futuro à sociedade portuguesa".

"Eu sei que há uma sensibilidade muito grande e o mero facto de haver o diagnóstico e o conhecimento da realidade é um bom principio, agora é preciso passar do principio à pratica, isto é para as políticas que olhem para a natalidade, para a vitalização da sociedade portuguesa e, entretanto, olhem para uma população que porque envelhecida precisa de cuidados sociais", acrescentou.
Presidente da República natalidade Marcelo Rebelo de Sousa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)