Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Presidente da República faz avaliação positiva de visita a Angola

"Esta viagem era importante", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Lusa 28 de Novembro de 2021 às 21:44
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Lusa
O Presidente da República fez este domingo um balanço positivo da visita de dois dias a Luanda, sustentando que "era importante" pelos encontros com outros chefes de Estado e para ouvir os empresários portugueses em Angola.

"Esta viagem era importante", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado pelos jornalistas sobre a viagem de dois dias que fez à capital angolana, para participar no Bienal de Luanda 2021 - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz.

A visita possibilitou o encontro com o presidente, João Lourenço, e o futuro presidente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Carlos Vila Nova, assim como o presidente da União Africana, Félix Tshisekedi, também presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), mas não só.

O final da visita foi reservado para um encontro com empresários portugueses em Angola.

"Foram apanhados nesta pandemia... Querem, por um lado, dizer o que estão a viver, neste momento em Angola, por outro lado, saber um bocadinho qual é a perspetiva em Portugal".

A visita também incluiu um encontro com o arcebispo emérito de Luanda, Alexandre do Nascimento, ao início da tarde deste domingo, que ocorreu à porta fechada.

Voltar a Angola já está nos seus planos, mas Marcelo Rebelo de Sousa não sabe se antes, se depois das eleições presidenciais, previstas para agosto de 2022.

Marcelo Rebelo de Sousa Angola Luanda política política diplomacia
Ver comentários