page view

Presidente da República pede que se trabalhe para ser possível realizar eleições presidenciais depois do mau tempo

Marcelo referiu que seria uma "opção muito sensível e melindrosa" criar um sistema excecional nas áreas afetadas pelo mau tempo.

31 de janeiro de 2026 às 19:44

O Presidente da República apelou este sábado a que se trabalhe para ser possível a realização das eleições presidenciais, considerando que seria uma "opção muito sensível e melindrosa" criar um sistema excecional nas áreas afetadas pelo mau tempo.

"Estar a mexer na lei para abrir exceções ou regimes excecionais neste momento de um processo eleitoral seria sempre competência da Assembleia da República, a lei eleitoral é um processo longo e implicaria criar (...) um regime excecional para certas áreas. É uma opção muito sensível e melindrosa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Ferreira do Zêzere, quando questionado sobre se há condições para a realização da segunda volta das eleições presidenciais, marcada para dia 08.

Segundo lembrou o chefe de Estado, "o Presidente da República, que tem a competência apenas de fixar a data das eleições, não tem a competência para intervir permitindo regimes eleitorais com períodos de tempo ou com adiamentos parcelares".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8