page view

Presidente da República quer ouvir partidos sobre eleições do próximo ano

Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber os sete partidos com assento parlamentar no Palácio de Belém nos dias 5 e 6 de dezembro.

25 de novembro de 2018 às 22:37

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este domingo que os encontros com os partidos, marcados para o início de dezembro, não são para discutir o orçamento, mas para ouvi-los sobre matérias como as eleições do próximo ano.

"Aquilo que eu quero falar com os partidos não é sobre o orçamento, mas é do ano que vem aí e dos próximos anos. Naturalmente quero ouvi-los sobre a data das eleições legislativas, quero ouvi-los sobre o ano que vamos viver, que é um ano importante", explicou o chefe de Estado que falava à margem da cerimónia de entrega do Prémio Manuel António Mota, no Porto.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, para além das eleições legislativas e europeias, o próximo ano será também um ano marcado por transformações nas relações internacionais nomeadamente com a saída do Reino Unido da União Europeia, "se tudo correr bem", e com o início de um novo ciclo de vida da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Questionado pelos jornalistas, o Presidente da República não quis, contudo, comentar, a troca de acusações entre os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2019, defendendo que este não é o momento para se pronunciar.

"Nós estamos num momento muito especial, antes da votação na especialidade, portanto, vamos deixar votar na especialidade e esperar pela votação final do orçamento. Vou esperar que não demore muito tempo a redação final do orçamento e, por isso, mesmo marquei o habitual encontro com os partidos para bem depois deste processo orçamental", referiu, sublinhando que o objetivo desta reunião com os partidos é discutir o futuro.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber os sete partidos com assento parlamentar no Palácio de Belém nos dias 05 e 06 de dezembro.

Segundo uma nota publicada na sexta-feira no portal da Presidência da República na Internet, estes encontros realizam-se "no quadro dos contactos regulares com os partidos políticos com representação parlamentar".

Marcelo Rebelo de Sousa fixou reuniões por ordem crescente de representação na Assembleia da República, recebendo PAN, PEV e PCP entre as 14h00 e as 16h00 de dia 05 de dezembro, e depois BE, CDS-PP, PS e PSD entre as 14h00 e as 17h00 de dia 06.

O atual Presidente da República tem recebido com frequência, várias vezes por ano, os partidos com assento parlamentar e em 2016 e 2017 promoveu audiências em outubro, em vésperas ou no decurso do debate orçamental.

O conjunto de encontros agora divulgado acontecerá na semana seguinte à votação final global do Orçamento do Estado para 2019, marcada para dia 29 de novembro, e é o terceiro deste ano, depois de reuniões com os partidos em Belém em fevereiro e em julho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8