Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PRESIDENTE DA REPÚBLICA TOCA A REUNIR

O Presidente da República, Jorge Sampaio, reúne-se amanhã, no Palácio de Belém, com o presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, e, na quarta-feira, com os líderes de todos os partidos com assento parlamentar.
11 de Novembro de 2002 às 00:24
O objectivo deste ‘toca a reunir’ é tentar resolver as divergências em torno da extinção da Comissão Parlamentar de Inquérito à actuação do Governo nas demissões na Polícia Judiciária.

O anúncio, na passada sexta-feira, da extinção da citada comissão por parte do PSD, na sequência da ameaça de abandono dos trabalhos de toda a oposição, elevou o clima de crispação política a um nível pouco visto em Portugal. E isto apesar dos repetidos apelos de Jorge Sampaio à dignificação do discurso político e das instituições. Sampaio deverá, assim, voltar a chamar os partidos à razão.

Com o Parlamento dividido entre dois blocos irredutíveis (partidos de esquerda contra partidos de direita), Mota Amaral, segunda figura da hierarquia do Estado, viu-se confrontado com os apelos dos grupos parlamentares no sentido de resolver a questão. Mas trata-se de um problema que ele próprio, tal como o CM noticiou na sua edição de ontem, considera “não se poder resolver”. Apesar disso, Mota Amaral vai hoje reunir-se com os líderes dos grupos parlamentares e com os quatro vice-presidentes da Assembleia, Leonor Beleza, Lino de Carvalho, Manuel alegre e Narana Coissoró, de modo a aconselhar-se e poder transmitir a sua opinião a Sampaio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)