Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PRETO NÃO SAI DA DISTRITAL

A Assembleia distrital do PSD/Lisboa reuniu-se ontem para discutir a situação política e o futuro de António Preto à frente daquela estrutura partidária, depois das notícias que davam conta de suspeitas sobre alegados financiamentos ilícitos entregues ao líder da distrital.
8 de Julho de 2003 às 00:00
Preto diz que não foi contactado pelas autoridades
Preto diz que não foi contactado pelas autoridades FOTO: arquivo cm
Preto garantiu ao CM que a sua intervenção no referido encontro seria centrada “num discurso para o futuro” com iniciativas sobre as reformas do Governo e não colocava a hipótese de abandonar o cargo.
Questionado sobre a possibilidade de vir a ser pedido o levantamento da sua imunidade parlamentar, o deputado limitou-se a dizer que “as autoridades judiciais” não o contactaram, “não sou acusado de crime algum”, logo não via porque motivo seria feito esse pedido.
Guilherme Silva já se mostrou disponível para anuir a um eventual pedido nesse sentido, apesar de ter reiterado tal como Manuela Ferreira Leite (presidente da Assembleia Distrital) a defesa da sua inocência. Preto já entregou o pedido para processar alguns órgãos de comunicação social e respectiva indemnização no valor de 500 mil euros, valor que entregará a instituições de solidariedade social. E confrontado com o facto de ser alvo de críticas na reunião, Preto disse que tem uma relação “sólida” com os militantes e que não existiriam “questões delicadas a responder”, pois tem a documentação para provar a sua inocência.
A Comissão política distrital já reiterou a confiança no líder e a vice-presidente daquela estrutura, Helena Costa sublinhou que a realização do encontro de ontem já estava agendada antes de toda polémica. Mas ao que o CM apurou, a convocatória para a reunião só foi entregue na passada quinta-feira. Até ao fecho da edição, Manuela Ferreira Leite ainda discursava na reunião.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)