Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PRIMEIRO-MINISTRO AFASTA PERIGO ESPANHOL

O primeiro-ministro e um grupo dos mais destacados empresários portugueses estiveram ontem reunidos em S. Bento para fazer uma reflexão estratégica de fundo sobre as relações comerciais com Espanha. Do encontro, que durou cerca de cinco horas, saiu a ideia de que um mercado ibérico integrado “é uma inevitabilidade, e, por isso, as empresas devem habituar-se”.
13 de Fevereiro de 2003 às 00:00
Fonte do Gabinete de Durão Barroso revelou ao Correio da Manhã que estiveram presentes na reunião mais de vinte empresários, dois ministros (Economia e Negócios Estrangeiros), e o embaixador de Portugal em Madrid. Foram analisadas as formas de enfrentar o défice comercial com Espanha (Portugal compra bens no valor de 11,2 mil milhões de euros e exporta 5 mil milhões); a estratégia para aumentar as exportações; o incentivo ao turismo e a integração do mercado ibérico.
Este último tema foi especialmente referido, já que encerra o fantasma do “perigo espanhol” e da transferência dos centros de decisão que, no entender de alguns empresários e mesmo membros do Governo, “é preciso desmistificar”.

“As empresas vão ter de se habituar a trabalhar num mercado ibérico integrado e à ideia de que isso é inevitável”, revelou ao CM a mesma fonte, querendo com isso dizer que não vale a pena gastar recursos para evitar que o mercado ibérico integrado aconteça. De acordo com a nossa fonte, o primeiro-ministro lançou “uma mensagem forte, dizendo que acredita que as empresas consigam lidar com este desafio e que o Governo “colocará as várias instituições ao serviço desde desígnio”.

No final do encontro Barroso deslocou-se a Madrid para uma reunião com José Maria Aznar, a propósito da crise do Iraque e da reforma da União Europeia. “ Foi apenas uma coincidência” o primeiro-ministro reunir-se com os empresários para analisar as relações económicas com Espanha e, horas depois, encontrar-se com Az-nar. O certo é que dificilmente os dois líderes desperdiçarão a oportunidade para debater questões bilaterais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)