Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Primeiro-ministro: Protestos contra Governo "são manifestações organizadas"

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou esta quarta-feira que os protestos que têm acontecido em vários pontos do país aquando de deslocações de membros do Governo "são manifestações organizadas", promovidas por "sindicatos" e outras "organizações".
4 de Julho de 2012 às 14:37
 Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho
Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho FOTO: d.r.

"Gostaria de deixar bem claro a todos os sindicatos ou a todas as organizações que estão a promover esse tipo de intervenção que eu nunca deixarei de aparecer no país e de contactar com os portugueses em face de protestos que queiram exercer", afirmou.

Passos Coelho sublinhou que protestos, manifestações e greves são direitos "que estão constitucionalizados e que as pessoas podem exercer nas condições normais de civismo que são requeridas para todas as manifestações públicas.

"Os portugueses têm todo o direito de exercer esses seus direitos, que são direitos políticos e sociais. O exercício desses direitos nunca pode incomodar um Primeiro-Ministro nem Governo nenhum. Mas aquilo que se tem observado são manifestações organizadas, que estão prontas a deslocar-se em função da deslocação de membros do Governo ou do Primeiro-Ministro", acrescentou.

Duas centenas de pessoas concentraram-se hoje, em Braga, com bandeiras pretas, gaitas e assobios, à espera do Primeiro-Ministro, mas Pedro Passos Coelho acabou por não se cruzar com os manifestantes.

Mesmo assim, os manifestantes não deixaram de vincar um ruidoso protesto, queixando-se, sobretudo, do corte dos subsídios de férias e de natal, mas também de outras medidas de austeridade e da fusão de freguesias.

"Não evito protestos nenhuns", garantiu Passos Coelho aos jornalistas, sublinhando que "os direitos a protestos são os mesmos que o país tem a ser governado de acordo com as orientações que escolheu".

Passos Coelho falava em Braga, à margem da assinatura de uma parceria entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimedia.

 

 

 

GovernomanifestaçõesPassos Coelho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)