Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

"Problemas da governabilidade devem resolver-se no Parlamento"

Vera Jardim, deputado do PS, afirmou na segunda-feira à noite, durante o programa ‘Falar Claro’ da Rádio Renascença, que o Parlamento “não precisa da ajuda de ninguém”, demarcando-se dos apelos de vários militantes socialistas à intervenção do Presidente da República, Cavaco Silva, por causa do clima de tensão entre a Assembleia da República e o Governo.
12 de Janeiro de 2010 às 00:17
Vera Jardim afirma que Cavaco Silva irá intervir apenas quando julgar necessário
Vera Jardim afirma que Cavaco Silva irá intervir apenas quando julgar necessário FOTO: Sérgio Lemos

“Eu acho que, digamos, o Presidente tem os poderes que tem e os poderes que tem vêm da constituição. Nesta matéria, obviamente, é garantir o regular funcionamento das instituições. Ora bem, as instituições estão a funcionar e onde se deve resolver esse problema (da governabilidade) é no parlamento. O parlamento não precisa da ajuda de ninguém”, reforçou o presidente da comissão parlamentar, acrescentando que o Presidente da República irá agir apenas quando “quando julgar necessário”.

“Estou certo que o Presidente, quando julgar necessário e da maneira que julgar necessário, poderá exercer essa magistratura de influência no sentido de criar um ambiente de consenso para que sejam criadas condições ao governo para governar”, disse.

O deputado destacou que o debate sobre o Orçamento de Estado para 2010 previsto para Janeiro e Fevereiro será o “ponto fundamental e central” na questão da governabilidade, sendo nessa altura que “vamos ver como é que se colocam os vários partidos e se é possível, ou não, formar consensos.”

Durante programa, o social-democrata Nuno Morais Sarmento salientou que os apelos constantes a Cavaco Silva revelam apenas um descontrolo político.

“Quando o PS e o Governo definem esta estratégia de agora o Presidente da República tem que ser chamado à liça porque dá jeito ao PS quando antes o Presidente não devia falar porque não dava jeito ao PS e ao Governo, isso só mostra descontrolo político”, referiu, criticando ainda o comportamento tomado pelos membros da Oposição no Parlamento, mesmo por parte do seu partido.

“O comportamento das oposições está a ser igualmente, é um bocadinho por indução, mas está a ser igualmente excessivo na Assembleia.”

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)