Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Provedor queixa-se de atrasos do Estado

O provedor de Justiça foi ontem ao Palácio de Belém para entregar uma cópia do relatório anual da entidade que dirige e explicou aos jornalistas que deu conta ao Chefe de Estado das “dificuldades” da Provedoria.
26 de Julho de 2006 às 00:00
Nascimento Rodrigues reuniu-se durante uma hora com Cavaco
Nascimento Rodrigues reuniu-se durante uma hora com Cavaco FOTO: Sofia Costa
Nascimento Rodrigues adiantou que “muitas vezes” não se consegue obter resposta de entidades públicas. em tempo útil. “Não é somente uma descortesia institucional”, desabafou no final da audiência de uma hora com Cavaco Silva. “O processo não pode continuar” e as respostas da Provedoria acabam por chegar tarde a quem solicita a intervenção daquele organismo.
Sobre o relatório, em que a maioria das queixas recebidas visam a Segurança Social, Nascimento Rodrigues sublinhou que não são dados novos. “Há novos tipos de queixa”, como as dos imigrantes, dos consumidores e dos contribuintes, lembrou o provedor de Justiça.
Mais tarde, Cavaco Silva recebeu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues. O objectivo era o de prestar os tradicionais cumprimentos, mas o edil não resistiu, à saída, a falar de questões autárquicas, como a da nova lei de finanças locais. O autarca deixou um recado ao Governo: “Não concordamos com uma diminuição dos poderes autárquicos.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)