Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PS a favor de comissão de inquérito ao BPN

O PS vai votar favoravelmente a constituição de uma comissão de inquérito à gestão do BPN pela Caixa Geral de Depósitos e a venda ao BIC, proposta pelo Bloco de Esquerda.
14 de Fevereiro de 2012 às 11:15
O líder da bancada socialista, Carlos Zorrinho
O líder da bancada socialista, Carlos Zorrinho FOTO: d.r.

"Tudo o que possa contribuir para o esclarecimento deste processo, que é um processo que tem vertentes ainda obscuras, merece o nosso empenho, a nossa viabilização. E trabalharemos nessa comissão de inquérito dando o melhor de nós próprios para conhecer aquilo que aconteceu e para que os portugueses possam conhecer melhor aquilo que aconteceu", afirmou esta terça-feira o líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, em declarações aos jornalistas no Parlamento, à margem de um colóquio sobre "Regulação e concorrência".

O BE entregou na sexta-feira no Parlamento a proposta para a constituição de uma comissão eventual de inquérito à gestão do BPN pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) após a nacionalização e ao processo de venda ao banco angolano BIC.

O deputado do Bloco João Semedo afirmou, no sábado, em declarações à Lusa, que "a dimensão deste enorme buraco financeiro, que ultrapassa os cinco mil milhões de euros vindos do Estado" obrigam a um "dever acrescido de informação e esclarecimento" por parte do Governo e da Caixa Geral de Depósitos "que tem sido completamento ignorado e esquecido".

Para ser aprovada, a proposta do BE necessitará do voto favorável da maioria dos deputados em funções.

Entre 2008 e 2009 houve uma comissão de inquérito proposta pelo CDS-PP sobre a situação que levou à nacionalização do BPN e sobre a supervisão bancária inerente.

Também na sexta-feira, O Partido Comunista Português (PCP) avançou com um pedido de auditoria pelo Tribunal de Contas aos processos do BPN e do BPP, através de um projeto de deliberação na Assembleia da República.

Segundo Carlos Zorrinho, o PS vai também apoiar este pedido dos comunistas, por ser mais uma iniciativa que pode contribuir para esclarecer o processo BPN.

BPN Banca CGD PS Parlamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)