Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

PS acusa PSD de apoucar Portugal na Europa

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, acusou esta quarta-feira o PSD de ter uma visão "paroquial", "mesquinha" e de "apoucar" Portugal na União Europeia, defendendo para o País uma agenda idêntica ao do Fundo Monetário Internacional (FMI).
2 de Fevereiro de 2011 às 12:29
Francisco Assis reuniu com José Sócrates para preparar a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia
Francisco Assis reuniu com José Sócrates para preparar a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia FOTO: José Sena Goulão / Lusa

Assis falava aos jornalistas, depois de ter sido recebido pelo primeiro-ministro, José Sócrates, em São Bento, num encontro destinado a preparar a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia. 

"Quando o presidente do PSD [Pedro Passos Coelho] afirma que Portugal já está ser ajudado pelo Banco Central Europeu (BCE) está a apoucar o nosso país e a desvalorizar a função europeia que incumbe ao BCE. Esta visão mesquinha e paroquial da relação de Portugal com a Europa é algo que não podemos deixar de censurar", declarou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.  

Para o líder da bancada socialista, o PSD "tem vindo a associar a linha de apoucar Portugal com aquilo que parece ser a interiorização por parte deste partido de uma hipotética agenda do FMI para resolver os problemas do País".  

"Nisso se insere a preocupação que marcou as Jornadas Parlamentares do PSD de seguir uma via de completa privatização da economia portuguesa e que demonstra um grande preconceito ideológico".  

"Para o PSD, tudo o que é público parece mau, numa espécie de contraponto à esquerda radical, que acha que tudo o que é privado é mau. O PSD, tal como a esquerda radical, revela uma incapacidade de compreender a realidade", considerou Assis.  

Francisco Assis acusou ainda o PSD de "lançar o fantasma dos eventuais  de despedimentos na função pública como uma das receitas para resolver os  problemas do país".  

"Do nosso ponto de vista, não passa por aí a resolução dos problemas do País", contrapôs o presidente do grupo parlamentar do PS.

PS acusa PSD de apoucar Portugal na Europa

PS acusa PSD de apoucar Portugal na Europa

Francisco Assis FMI BCE Passos Coelho PS PSD
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)