Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

PS critica aumento do preço dos transportes públicos

O Partido Socialista (PS) criticou esta terça-feira o aumento dos preços dos transportes, afirmando que o Governo devia estar concentrado em resolver as dívidas das empresas públicas de transporte em vez de "ir ao bolso dos portugueses".
24 de Janeiro de 2012 às 12:58
Rui Paulo Figueiredo, deputado do PS
Rui Paulo Figueiredo, deputado do PS FOTO: João Miguel Rodrigues

"O PS lamenta que as soluções até agora apresentadas pelo Governo para o sector dos transportes passem por duas vias: uma primeira ir ao bolso dos portugueses e uma segunda por diminuir a mobilidade dos portugueses", disse o deputado socialista Rui Paulo Figueiredo.  

Lembrando que os aumentos anunciados "somam-se aos aumentos que foram feitos em Agosto de 15, 20, 25 por cento" e que também aumentaram a luz, o gás e o IVA da restauração, o deputado afirmou que "seria de esperar que as soluções do Governo permitissem uma maior utilização dos transportes públicos".  

Segundo o parlamentar, "não é apenas e só pela via do aumento escandaloso dos preços dos transportes que este problema se vai resolver".  

O deputado apelou ainda à maioria PSD e CDS-PP para viabilizar a presença do secretário de Estado dos Transportes na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, para debater esta matéria. "Temos apresentado, desde há duas semanas, requerimentos para ouvir o grupo de trabalho para a área metropolitana de Lisboa, o grupo de trabalho para a área metropolitana do Porto e o secretário de Estado dos Transportes. O PSD solicitou o adiamento dessa votação. Vai ser feita amanhã [quarta-feira]", indicou.  

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou na passada sexta-feira que os preços dos transportes públicos vão aumentar, a partir de 1 de Fevereiro, em média cinco por cento e os dos privados quatro por cento.  

PS Aumento Transportes Transportes Públicos Preço Partido Socialista
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)