Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PS e PSD cortam nos deputados

A proposta de redução do número de deputados na Assembleia da República é antiga, o líder do PS decidiu recuperá-la, mas parlamentares como José Lello já protestaram.
7 de Outubro de 2012 às 01:00
O líder do PS, António José Seguro, decidiu recuperar a ideia de reduzir o número de deputados
O líder do PS, António José Seguro, decidiu recuperar a ideia de reduzir o número de deputados FOTO: Carlos Barroso/Lusa

O PSD, o maior partido do Governo, está disponível para negociar a proposta do PS e lembra aos socialistas de que o projecto é uma "bandeira antiga" laranja, mas terá de falar com o CDS, o parceiro de coligação. A última negociação sobre leis eleitorais – a autárquica – falhou.

O tema também chegou a provocar, na anterior legislatura, uma rebelião da bancada do PS contra o então ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão (PS). Ontem, PCP e BE contestaram a ideia.

Segundo fonte socialista, várias soluções estão a ser analisadas, "sejam elas círculos de um só deputado, círculos mais pequenos, listas abertas às escolhas dos eleitores, círculo nacional de compensação para assegurar a proporcionalidade". A redução máxima do número de deputados, no actual quadro da Constituição, é até 180. Esta é uma das hipóteses em cima da mesa, mas o PS tem outras projecções. O que obrigaria a uma revisão constitucional, com os votos a favor – obrigatoriamente – do PSD e PS. O PS quer também cortar nos custos do Parlamento.

PS PSD DEPUTADOS PARLAMENTO PROPOSTA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)