page view

PS ganha mesa com apoio do Chega em junta conquistada pelo PSD no Porto

Lista alternativa à coligação 'O Porto Somos Nós' obtém votos de todos os eleitos da oposição na assembleia de Ramalde.

30 de outubro de 2025 às 12:46

Eduardo Serrão (PS) foi ontem eleito presidente da mesa da Assembleia de Freguesia de Ramalde, Porto, cujo executivo é liderado por Patrícia Rapazote (PSD/CDS/IL). O Partido Socialista apresentou uma lista para o órgão deliberativo da autarquia, alternativa à lista proposta pela força política mais votada, e todos os eleitos da oposição votaram a favor, obtendo assim 10 votos em 19. A votação decorreu durante a cerimónia de tomada de posse dos eleitos nas eleições autárquicas.

A lista composta por três socialistas obteve assim aprovação dos seis eleitos do PS, dois do Chega, um do movimento Filipe Araújo: Fazer à Porto e um do Livre. O CM sabe que a apresentação desta lista alternativa está a ser encarada por parte da coligação 'O Porto Somos Nós' (PSD/CDS/IL) como uma coligação negativa com objetivo de bloquear a ação do executivo. 

Em Ramalde, a coligação PSD/CDS/IL venceu as eleições autárquicas de 12 de outubro com 40,79% dos votos, elegendo nove dos 19 lugares da assembleia de freguesia, ou seja, sem maioria absoluta. O PS conquistou 30,02% (seis eleitos), o Chega 9,44% (dois eleitos), o movimento Filipe Araújo: Fazer à Porto 5,11% (um eleito) e o Livre 4,47% (um eleito), além de outras cinco forças políticas. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8