PS GANHA TERRENO

O PS continua a subir nas intenções de voto dos portugueses. Se as eleições legislativas ocorressem agora, os socialistas venceriam com 40 por cento dos votos, contra 29,8 por cento do PSD. A diferença entre os dois maiores partidos chega já aos 10,2 pontos percentuais, quando no início do ano não ia além dos 2,1.
01.06.04
  • partilhe
  • 0
  • +
A popularidade do líder socialista é que está longe de acompanhar a subida do partido. Ferro Rodrigues obtém pior nota que Francisco Louçã, Carlos Carvalhas e Paulo Portas. Só Durão Barroso consegue ficar em pior posição.
De acordo com a sondagem Correio da Manhã/Aximage, o PS mantém a mesma percentagem de intenções de voto em relação ao mês passado, mas o PSD desceu dos 30,6 por cento para os 29,8. O mesmo aconteceu com segundo partido da coligação governamental. Dos 5,6 por cento das intenções de voto em Abril, o CDS está agora nos 4,9 por cento.
E a deslocação das intenções de voto está mesmo a acontecer para a esquerda. Além do PS, a CDU passou dos 5,3 por cento para os 6,4 e o Bloco de Esquerda subiu dos 2,4 por cento para os 4,4.
Se a popularidade dos líderes tivesse correspondência directa em votos os resultados seriam bem diferentes. Francisco Louçã é o mais popular entre os inquiridos na sondagem, com 12,1 valores numa escala de zero a 20. Todos com nota negativa, seguem-se então Carlos Carvalhas (9,4 valores), Paulo Portas (7,5), Ferro Rodrigues (8,4) e Durão Barroso (7,8). De notar ainda que todos os líderes partidários têm pior nota que no mês anterior. Talvez um aviso para esta campanha eleitoral...
FICHA TÉCNICA
OBJECTIVO: Intenção de voto legislativo.
UNIVERSO: Eleitores residentes em Portugal em lares com telefone fixo.
AMOSTRA: Aleatória estratificada por região, sexo, idade, actividade, instrução e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 600 entrevistas telefónicas (338 a mulheres).
COMPOSIÇÃO: Proporcional pela variável estratificação.
RESPOSTAS: Taxa de resposta de 87,6 por cento. Desvio padrão máximo de 0,02.
REALIZAÇÃO: 17 a 18 de Maio, para o Correio da Manhã pela Aximage, com a direcção técnica de Jorge Sá e Luís Reto.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!