Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

PS Madeira critica tentativa do Governo de acabar com canais regionais

O PS-Madeira diz que existe uma tentativa do Governo para acabar com os canais de televisão das Regiões Autónomas e vai pedir uma audição parlamentar com o director da RTP-M para esclarecer se existe "alguma estratégia desconhecida".
4 de Fevereiro de 2012 às 17:18
PS Madeira, canais de televisão das Regiões Autónomas
PS Madeira, canais de televisão das Regiões Autónomas FOTO: d.r.

"Temos vindo a acompanhar com muita preocupação a evolução da RTP-M, sobretudo as decisões que têm vindo a ser tomadas no plano nacional relativamente aos canais regionais e há tentativa do Governo para acabar com os canis regionais e vamos lutar para que isso não aconteça", declarou o líder parlamentar do PS-M após uma reunião com a subcomissão de trabalhadores da RTP-Madeira

Carlos Pereira apontou ser incompreensível que "as diferenças de critérios" em matéria de redução da emissão dos canais regionais, realçando que enquanto que os Açores mantém uma transmissão de quase 17 horas, a Madeira já está a transmitir apenas durante quatro horas por dia.

Segundo o líder da bancada do PS-M, esta situação "não pode ser por uma questão financeira porque os Açores têm um orçamento de 10,5 milhões de euros e a Madeira de 9,5 milhões, pelo que são situações próximas e não faz sentido esta redução e ainda não houve explicação".

"Gostaríamos de perceber as diferenças de critério", sublinhou Carlos Pereira.

"Vamos pedir ao director da RTP-Madeira que se desloque ao Parlamento para em audição parlamentar explicar, para que as iniciativas e ação politicas venham de encontro à necessidade dos madeirenses e preocupações da subcomissão de trabalhadores da RTP-M", disse.

Para o deputado socialista esta "é a melhor forma, a forma mais transparente e dinâmica de, com o envolvimento de todos os partidos, podermos chegar a uma plataforma de consenso sobre a situação".

Carlos Pereira pretende ver clarificadas as razões porque "para situações iguais existem soluções distintas".

"Pretendemos saber se isto faz parte de uma estratégia desconhecida", concluiu, destacando a importância da "televisão regional que deve ser alimentada por conteúdos regionais, que permita aqueles que são as forças vivas da região (partidos e outras associações) ter um veículo de informação".

A representante dos trabalhadores, Gracinda Andrade, realçou que a subcomissão tem vindo a reunir com diversas associações e organismo, tendo por "objectivo melhorar a emissão, fazer com que a RTP-M faça parte da vida dos madeirenses, contribua para uma formação correta, divulgue a cultura regional e seja algo que os madeirenses tenham orgulho".

PS Madeira canais de televisão das Regiões Autónomas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)