Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

PS PEDE DEMISSÃO DE AVELINO

Os responsáveis do PS de Marco de Canaveses exigiram ontem a demissão imediata do presidente da câmara local, Avelino Ferreira Torres, tendo em conta que a sua participação no ‘reality show’ da TVI, ‘Quinta das Celebridades,’ está a humilhar o concelho.
8 de Outubro de 2004 às 00:00
PS acusa Avelino Ferreira (na foto) de estar a humilhar o concelho
PS acusa Avelino Ferreira (na foto) de estar a humilhar o concelho FOTO: Luís C. Ribeiro
“Milhares de pessoas assistem diariamente a um espectáculo degradante de Ferreira Torres, que não é compatível com o cargo que exerce”, disse ao CM Luís Almeida, presidente da Comissão Concelhia do PS do Marco, depois da conferência de imprensa. Segundo este responsável, o autarca acedeu participar no programa apenas por interesses “meramente profissionais”, e com a intenção de “lavar” a imagem denegrida pelos últimos acontecimentos em que foi interveniente.
“Um, ocorreu no jogo de futebol entre o Marco e o Santa Clara dos Açores, quando deu pontapés nos bancos e nos placards do estádio. Outro, a sua condenação pelo tribunal por crimes de peculato e abuso de poder”, afirmou Luís Almeida.
O líder da concelhia do PS do Marco afirmou que a atitude de Ferreira Torres é a de mostrar um ar “bonzinho”, “pois até prometeu que o dinheiro do concurso será para oferecer a instituições do Marco e de Amarante, como fez há 22 anos quando se candidatou pela primeira vez à câmara”.
Luís Almeida reprovou as atitudes de Ferreira Torres considerando-as “indignas e incompatíveis com o cargo de presidente da câmara “ e lamentou que as pessoas que estiveram a aplaudi-lo na sessão inaugural “não foram nem a mulher, nem os filhos ou outros membros da família”. O vereador do PS na autarquia, Nuno Lameiras, também criticou a presença de Ferreira Torres. “Uma participação reprovável”, disse, interrogando como é possível ter sido convidado quando a maioria dos participantes são do ‘jet set’. Apesar de não comparecer na conferência de imprensa, Francisco Assis, presidente da distrital do PS/Porto, comentou a presença do autarca como “uma atitude vergonhosa e sem dignidade”.
Indiferente às críticas parece estar grande parte da população do Marco, para quem o autarca tem sido um dos elementos mais colaborantes e populares do programa, como o comprovou na construção do estendal da roupa, mostrando os seus conhecimentos de carpintaria.
CDS/PP DEFENDE O AUTARCA
O CDS/PP considera que não há razões para a demissão de Avelino Ferreira Torres de presidente da Câmara de Marco de Canaveses.
António Pires de Lima, vice-presidente dos democratas-cristãos, afirma que a exigência de demissão de Ferreira Torres pelo PS “carece de fundamento legal”.
Escusando-se a comentar a participação do autarca no programa televisivo, disse que “o CDS/PP tem por princípio não se imiscuir na liberdade individual dos seus militantes”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)