Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

PS: RAPOSO SUBSTITUI EDITE EM LISBOA

Os militantes do PS elegeram ontem os presidentes das duas maiores federações distritais do partido, Lisboa e Porto, além de Aveiro, Beja, Coimbra, Viseu e Santarém, num processo eleitoral que começou sexta-feira.
23 de Março de 2003 às 00:00
Em Lisboa, a eleição foi pacífica, Joaquim Raposo, presidente da Câmara da Amadora, que sucede a Edite Estrela com uma candidatura que classificou como "somatório de tendências". A moção A, de Joaquim Raposo, tinha já eleito ontem, ao princípio do tarde, 377 delegados ao congresso da FAUL marcado para o dia 5 de Abril, contra a moção B, de António Fonseca Ferreira, com18 delegados, e a moção C de António Brotas, com apenas quatro delegados.

AS OUTRAS DISTRITAIS

Para a federação de Aveiro, os candidatos eram o deputado Afonso Candal e o actual presidente da Câmara de Aveiro, Alberto Souto, filiado no PS desde as últimas legislativas.

Em Santarém, foram a votos o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Rui Barreiro, que reunia, à partida, o apoio da maioria dos filiados, o vereador de Ourém Paulo Fonseca e um ex-presidente da distrital, José Jesus Brilhante.

Na federação de Viseu, José Junqueiro candidatou-se com a promessa de tornar o distrito "culturalmente relevante", contra Paulo Albernaz, que acusou o seu adversário de convencer apoiantes seus a deixar de o apoiar. Junqueiro negou, afirmando que as pessoas mudaram de opinião quando souberam que se recandidatava.

Em Coimbra, as eleições para a federação decidiram-se entre o deputado Vítor Baptista e a ex-vereadora Teresa Portugal, apoiada por militantes destacados, como Manuel Alegre.

No distrito de Beja, a disputa foi entre o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Luís Pita Ameixa, que quer continuar o trabalho feito, e o presidente da Câmara de Odemira, apostado em "unir o partido e acabar com os grupos".

O resultado definitivo das eleições só será revelado hoje pelas estruturas partidárias.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)