Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PS vai apoiar Galamba

O PS vai apoiar a proposta de António Galamba, o deputado que se manifestou na passada semana contra a manutenção da norma que permite aos titulares de cargos públicos solicitarem a não divulgação da sua declaração de rendimentos.
12 de Fevereiro de 2008 às 00:30
O vice-presidente da bancada do partido, Ricardo Rodrigues, garantiu ontem ao CM que os socialistas querem “clarificar este ponto da lei”. O parlamentar concorda, a título pessoal, com a ideia do seu colega de bancada e sublinha que os políticos têm de se “sujeitar às regras”.
Galamba, por seu turno, explicou ontem ao CM que não tem projecto redigido, mas hoje vai discutir o assunto com a direcção da bancada do PS. O parlamentar adiantou que pretende eliminar o secretismo, “mas dentro de algum equilíbrio”. Ou seja, uma declaração de rendimentos e património, mas com omissão de dados como as matrículas de carros.
Questionado pelo CM se defende as propostas de João Cravinho, ex-deputado do partido, para que os titulares de cargos públicos sejam obrigados a declarar as contas à ordem, ou que se possa fazer uma fiscalização aleatória no prazo de cinco anos, após a saída do cargo, Galamba acrescentou que não quer “introduzir ruído ao debate”, sobretudo, porque há um grupo de trabalho a estudar essa e outras questões.
No grupo de trabalho contra a corrupção só falta a votação na especialidade bem como a iniciativa do PS sobre a “entidade para a prevenção da corrupção”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)