Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

PSD cauteloso sobre moções de censura

O PSD não se compromete com cenários, só com factos concretos.O secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, afirmou esta terça-feira à tarde que "ainda" cabe ao maior partido da Oposição a responsabilidade "de obrigar o Governo a governar", depois de confrontado várias vezes se os sociais-democratas estariam dispostos a votar a favor de uma moção de censura do PCP ou a apresentar uma própria.
8 de Fevereiro de 2011 às 21:23
"Não estamos ansiosos, não temos pressa, temos os pés no chão", avisou o dirigente no final de uma comissão política nacional
'Não estamos ansiosos, não temos pressa, temos os pés no chão', avisou o dirigente no final de uma comissão política nacional FOTO: Bruno Colaço

"Não estamos ansiosos, não temos pressa, temos os pés no chão", avisou o dirigente no final de uma comissão política nacional.

Questionado sobre se o PSD está à espera que outros partidos avancem com uma proposta, a resposta foi clara: "Estamos à espera do momento político."

Só não se comprometeu a calendarizar o "momento". Para o PSD, o Govermo entrou numa deriva, exige ao primeiro-ministro que coloque um "ponto final" na sucessão de "tácticas", mas não assume que o Executivo já não tem condições para governar.

O PCP recolocou na agenda o tema das moções de censura, mas o PSD parece apostado em não avançar com qualquer iniciativa a breve trecho. Na análise de alguns membros da comissão política nacional dos sociais-democratas, a questão é "extemporânea", até porque o Presidente da República reeleito nem tomou posse, e há sempre o risco de um partido como o PSD ser penalizado nas urnas por ser o autor de uma moção de censura.
Do lado do CDS-PP, por exemplo, o deputado Telmo Correia já tinha avisado na SIC-Notícias, que uma moção "pragmática", sem teor ideológico do PCP poderia ter a aprovação dos centristas, porque o objectivo seria o de "devolver a palavra aos eleitores". 
 
A comissão política do PSD nomeou ainda Manuel Meirinho para coordenar um estudo sobre o sistema eleitoral, nomeadamente, a redução do número de deputados. 
psd miguel macedo moção censura governo ps eleições deputados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)