Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

PSD DIZ QUE PS MANIPULOU VISITA PRESIDENCIAL

Nazaré Pereira, deputado do PSD eleito pelo distrito de Vila Real, diz que não compareceu nos dois dias da visita de Jorge Sampaio aos concelhos de Alijó e Santa Marta de Penaguião por discordar da forma como as autarquias organizaram os eventos, "sem respeito pela imagem do Presidente da República".
4 de Novembro de 2003 às 00:00
Segundo Nazaré Pereira, "não houve qualquer combinação prévia para que todos os deputados do PSD-Vila Real não estivessem presentes”. “Entendo que os deputados eleitos pelos distritos têm obrigações, mas não devem servir para andar como meras figuras decorativas em inaugurações do passado", disse o deputado, para quem "o Presidente não merecia que instrumentalizassem e manipulassem a sua visita à região do Douro, já que durante os dois dias poderiam estar envolvidas outras actividades onde estivessem incluídos membros do Governo”.
Bessa Guerra, também deputado do PSD, disse ao CM que "o PS está a tentar criar um facto político numa situação absolutamente normal”. “Temos muito respeito pelo senhor Presidente e não misturamos uma coisa com a outra", afirmou.
Ascenço Simões, deputado do PS, esteve presente apenas no primeiro dia da visita de Sampaio, em Alijó, explicando que foi “operado, recentemente, a um pulmão” e fez “um esforço para estar presente” o que o “afectou de tal maneira” que, no dia seguinte, o seu “estado febril estava elevado”, não lhe permitindo ir a Santa Marta de Penaguião. Sobre a não comparência dos deputados do PSD, entende que devem ser eles a dar explicações. “Não é normal, quando órgãos de soberania visitam um distrito, que os deputados eleitos pelo mesmo não se dignem a estar presentes”, afirmou.
Ver comentários