Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

PSD diz que Sócrates “fantasia” a realidade do País

O líder parlamentar do PSD acusa José Sócrates de “insensibilidade social e autismo político”, pela realidade que o Governo traçou hoje no debate sobre o Estado da Nação. Miguel Macedo considera que se a realidade fosse aquela descrita por Sócrates “ então porque há cem mil portugueses que abandonam, por ano, o País porque não têm condições ou esperança no futuro”.
15 de Julho de 2010 às 16:28
Miguel Macedo acusa Sócrates
Miguel Macedo acusa Sócrates FOTO: Lusa

O maior partido da oposição diz que há dois países em Portugal: "Um da fantasia que é o do primeiro ministro e o das dificuldades que é o país dos portugueses". Neste país das dificuldades onde vivemos, segundo Miguel Macedo, "temos impostos a mais, despesa pública a mais, riqueza a menos e dificuldades a mais para as empresas e famílias". Daí que o PSD quer "obrigar o primeiro ministro a sair da fantasia e encarar a realidade".

 

Os números revelados esta quinta-feira pelo INE, sobre os riscos de pobreza, também separaram Sócrates e PSD. Os sociais democratas recordam que esses dados se referem a 2009 e foram elaborados com informação de 2008, pelo que a realidade hoje é outra. Na resposta, Sócrates recordou que os dados mais recentes, que são os de hoje, apontam para a mais baixa taxa de pobreza de sempre. "Em 2004 [com governo PSD] era de 20,4%.

Para Miguel Macedo, o cenário de "fantasia" traçado por Sócrates é "um insulto para os seiscentos mil desempregados do País".

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)