page view

PSD ganha lugar na fila da frente mas espaços do parlamento ainda sem consenso

Partido vai passar a ter oito lugares na primeira fila, quando na anterior legislatura tinha sete.

02 de junho de 2025 às 18:19

O PSD vai passar a ter oito lugares na primeira fila do parlamento, quando na anterior legislatura tinha sete, mas a distribuição dos lugares no hemiciclo e dos espaços de trabalho do parlamento ainda não têm consenso.

Na terça-feira, na primeira sessão plenária da XVII Legislatura, da direita para a esquerda, a primeira fila do hemiciclo será ocupada por cinco deputados do Chega, um do CDS, dois da Iniciativa Liberal, oito do PSD, cinco do PS, dois do Livre e um do PCP.

Na reunião da conferência de líderes, o problema mais complicado surgiu com a colocação dos deputados únicos do PAN e da JPP (Juntos Pelo Povo) que, proposta do PSD, passaram a ficar sentados na segunda fila imediatamente à esquerda do PS (ou seja, entre o PS e o Livre) e não, como se previa, entre as bancadas social-democrata e socialista.

Esta proposta do PSD, apesar de ter merecido acolhimento maioritário em conferência de líderes, foi contestada pelo PCP e, sobretudo, pelo Livre. Caso se mantenha essa proposta, os seis deputados do Livre não ficam sentados agrupados ao longo das três filas.

Também em relação à distribuição de espaços no edifício da Assembleia da República a atribuir a cada um dos grupos parlamentares ainda não houve consenso. Esta questão, tal como a da distribuição dos lugares no hemiciclo, será novamente abordada na reunião da conferência de líderes de quarta-feira.

"Neste momento, ainda não há uma distribuição dos espaços pelos diferentes grupos parlamentares. Esta matéria ainda está a ser discutida ao nível dos chefes de gabinete dos grupos parlamentares. Também aqui, há dificuldades para se obter consenso", declarou o porta-voz da conferência de líderes, o social-democrata Jorge Paulo Oliveira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8