Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

PSD quer reduzir em 20 por cento assessores dos ministérios

O PSD pretende reduzir o número de assessores nos ministérios em 20 por cento, e em 50 por cento até ao final da próxima legislatura, e diminuir em 15 por cento as despesas de aprovisionamento dos gabinetes.
8 de Maio de 2011 às 16:20
Programa eleitoral do PSD foi coordenado pelo economista Eduardo Catroga
Programa eleitoral do PSD foi coordenado pelo economista Eduardo Catroga FOTO: Lusa

De acordo com o programa eleitoral dos sociais-democratas, hoje divulgado, se o partido vencer as eleições legislativas de 05 de Junho formará um governo com apenas dez ministros e com uma redução de secretarias de Estado em cerca de 30 por cento, tal como já tinha anunciado o líder do partido, Pedro Passos Coelho.

No capítulo dedicado à racionalização das estruturas de Governo, o PSD compromete-se ainda a reduzir o número de assessores em 20 por cento e em 50 por cento até ao final da próxima legislatura (2015).

Por outro lado, ao nível dos gabinetes ministeriais, haverá uma redução de 15 por cento das despesas de aprovisionamento, através da redução de consumos ou da redução do preço unitário dos bens adquiridos resultante de compras agregadas.

O PSD pretende ainda reduzir em 30 por cento as despesas de representação tanto no Governo como nas empresas públicas, bem como uma diminuição "substancial" do número e tipologia de viaturas do Estado.

É defendida também a crescente utilização de serviços partilhados, em relação a serviços jurídicos, contabilidade, recursos humanos, serviços de segurança e gestão de património.

"Sendo necessário reduzir os custos do Estado e procurar novos modelos mais eficientes de funcionamento, o Governo deve dar o exemplo ao país e reduzir a sua estrutura organizativa e de custos, promovendo simultaneamente uma maior eficiência operacional e uma maior eficácia governativa", lê-se no programa eleitoral do PSD, coordenado pelo economista Eduardo Catroga.

psd programa eduardo catroga legislativas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)