page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

PSD reitera pedido de fiscalização sucessiva ao Tribunal Constitucional

Pedido de fiscalização sucessiva não suspende a entrada em vigor da lei, mas pode travá-la se o TC a considerar inconstitucional.

12 de maio de 2023 às 14:35

O líder do PSD reiterou esta sexta-feira que o partido vai pedir a fiscalização sucessiva da lei da eutanásia, se for promulgada pelo Presidente da República, obrigando à sua reapreciação pelo Tribunal Constitucional (TC).

"O texto será aprovado, endossado para o senhor Presidente da República. Se houver uma promulgação e uma entrada em vigor desta lei, os deputados do PSD não vão prescindir da sua possibilidade e capacidade de requererem uma fiscalização sucessiva deste instrumento legislativo, num contexto de liberdade em que cada um fará a sua análise e estudará também juridicamente o assunto", afirmou o presidente do PSD, horas antes de o parlamento confirmar o decreto.

O pedido de fiscalização sucessiva não suspende a entrada em vigor da lei, ao contrário da fiscalização preventiva, mas pode travá-la se o TC a considerar inconstitucional.

O diploma sobre a morte medicamente assistida, que tinha sido vetado pelo Presidente da República, foi confirmado com um total de 129 votos a favor, obrigando agora o chefe de Estado a promulgá-lo.

De acordo com a Constituição da República, perante um veto, o Parlamento pode confirmar o texto por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, 116 em 230, e nesse caso, o Presidente da República terá de promulgar o diploma no prazo de oito dias a contar da sua receção.

Defendendo a realização de um referendo antes da aprovação do documento, Luís Montenegro lamentou "profundamente que o parlamento e a sua maioria, não só, mas sobretudo a maioria constituída pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, não tenha tido abertura para endossar a responsabilidade de dar um passo que, como disse e, muito bem o senhor Presidente da República, é de grande sensibilidade com a contribuição da vontade política do povo".

O líder do PSD criticou ainda que o "processo legislativo, em si mesmo, tenha sido, ele sim, ziguezagueante".

"O senhor líder parlamentar do Partido Socialista tem muito este hábito, que é atirar aos outros a pedra que lhe cai em cima dos pés. Se há partido que tem ziguezagueado é o Partido Socialista, que já teve três ou quatro versões da lei e já foi confrontado com pronúncias do Tribunal Constitucional, que declararam inconstitucional a solução legislativa que o Partido Socialista propõe. Portanto, ziguezagues é no Partido Socialista e não é só nesta matéria", acrescentou.

Montenegro lamentou ainda a "vontade férrea de querer legislar à pressa também", pelo que, assume, "a bem da certeza e da segurança jurídica, é bom que haja uma pronúncia do Tribunal Constitucional sobre este tema".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8